Sua Pele

Cuidados e tratamentos contra o suor excessivo

Dr. Marcelo Bellini

No consultório é comum ouvir reclamações sobre transpiração intensa , suor excessivo que surge nos momentos mais impróprios. Esse tipo de questão é comum até mesmo em pessoas adultas que nunca passaram por esse tipo de questão. Desconforto, timidez e até mesmo dificuldades de relacionamento são algumas das consequências.

A maior parte da população apresenta sudorese moderada. Nosso organismo precisa manter o corpo entre 36°C e 37°C, por isso é normal transpirar com maior intensidade nos dias mais quentes, numa situação de estresse e também durante a prática de esportes.

Getty Images

Getty Images

Suar demais no ambiente de trabalho pode passar a imagem de indivíduos inseguros e despreparados. O quadro se agrava quando a pessoa nota que está transpirando muito, a ansiedade aumenta e o suor intensifica.

Quando o problema da sudorese atrapalha a vida social e profissional é necessário buscar ajuda médica. O dermatologista é o médico ideal para esse tratamento. A primeira providência a tomar é a realização de exames de sangue para descartar disfunções hormonais como alterações da tireoide, cortisol, infecções ou doenças internas. Se a possibilidade dessas doenças estiver afastada, chamamos a transpiração desenfreada de hiperidrose essencial ou primária, que é detectada principalmente na região das axilas, mãos e pés.

Tratamento

  • Utilização de medicamentos via oral (ansiolíticos) que agem nos casos de ansiedade e estresse.
  • Cirurgia, que faz a raspagem das glândulas de suor ou a retirada do nervo que estimula essas glândulas. Esse procedimento pode gerar o suor compensatório em 30 a 40% dos pacientes.
  • Aplicação da toxina botulínica. O procedimento é simples, sem necessidade de internação. É realizado no consultório com uso de pomada anestésica. A aplicação dura de 6 a 8 meses e pode ser feita novamente.
  • Fórmulas tópicas que contenham cloridróxido de alumínio em altas concentrações.

Analise bem qual é o seu caso e cuide-se! Suar ou não suar deixará de ser um ''problemão''!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)