Sua Pele

Pele lisinha… com dor ou sem dor?

Dr. Marcelo Bellini

Os brasileiros têm à disposição um grande leque de opções para a retirada dos indesejados pelos. Na hora da depilação, é importante levar em conta o grau de sensibilidade da pele, praticidade e tempo de duração. Para ajudar nesta decisão elaboramos uma tabelinha que dá um panorama de cada método, explicando os prós e contras.

MétodoAçãoDuraçãoCuidadosRiscos
LâminaCorta a parte superficial do pelo.2 diasEsfoliar a pele na véspera e no dia da depilação, além de fórmulas hidratantes e calmantes como aloe vera, camomila e azuleno. Não expor ao sol no dia da depilação.O uso frequente pode causar irritações e alergias.
Ceras (quente e fria)Arrancam os fios pela raiz.20 diasProcurar esfoliar a pele três dias antes e não esfoliar e evitar a exposição ao sol após a depilação. Checar se o material foi preparado para o uso e descartado após.A depilação com cera quente não é indicada para quem tem vasinhos na perna.
LaserOs raios são guiados pela melanina dos pelos, que são destruídos.6 mesesEvitar a exposição ao sol. Isso ocorre porque a pele bronzeada capta mais a luz do laser, o que pode resultar em manchas.O tratamento a laser pode provocar breves reações como vermelhidão e irritação.
Cremes depilatóriosCorroem o fio, mas não retiram sua raiz.3 diasÉ necessário realizar o teste de sensibilidade. Não esfoliar a pele e não expor ao sol entre o dia da depilação e o dia seguinte.Pode causar alergia.
Aparelhos elétricosEnrolam e puxam os pelos pela raiz.1 semanaA retirada dos pelos deve ser realizada no sentido de crescimento do pelo para prevenir fios encravados.Encravamento do pelo.

Pequenas dores podem valer a pena em nome de uma pele lisinha. Seja por métodos simples ou mais rebuscados, é importante estar à vontade com o corpo e distante dos pelos. Depois é só desfilar a beleza por aí!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)