Sua Pele

Analise as unhas e saiba mais sobre seu corpo

Dr. Marcelo Bellini

As unhas são uma referência de como está o organismo. Analisando-as é possível tirar algumas conclusões sobre a saúde de cada um: déficits nutricionais, quadros de estresse e até mesmo problemas relacionados à manicure ou cuidados diários.

Unhas frágeis e danificadas são problemas comuns da atualidade. Um mal que afeta quase 20% da população. Mais frequente nas mulheres, a incidência no publico feminino é o dobro. Essas alterações são um incômodo estético e cosmético que pode causar dor e dificuldade para praticar ações corriqueiras como lavar louças, utilizar o teclado do computador, fazer as unhas etc.

Stock.xchng

Stock.xchng

Aprenda a analisar suas unhas e, caso perceba algo, procure um especialista:

-Unhas serrilhadas – podem significar um quadro inicial de psoríase.

-Estrias horizontais – simbolizam interrupção do crescimento. Aparecem após algumas cirurgias, febre alta. Também pode significar carência nutricional e indicar inflamação na cutícula (chamada de paroníquia).

-Estrias verticais – possivelmente ligadas a doenças na tireoide (tanto hipo quanto hipertiroidismo). Carências nutricionais não devem ser descartadas.

-Manchas escuras – causadas por uso de alguns medicamentos também por digitar no teclado do computador com muita força. Se houver descolamento associado pode ser indício de micose.

-Riscos brancos – estão relacionados a traumas na matriz ungueal. Podem começar devido a erros da manicure (má utilização de alicates e empurradores) e usode esmaltes inadequados.

Portanto, quem cuida da saúde precisa estar conectado também às suas unhas. A saúde começa por elas também!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)