Sua Pele

Esfoliar ou não esfoliar?

Dr. Marcelo Bellini

Constantemente a pele fica com impurezas e espessa. Essa sensação é maior para quem tem a pele oleosa ou mista. Nesse contexto surge a esfoliação, cuidado importante na rotina de beleza de qualquer pessoa.

Quem tem a pele fina e delicada deve optar por formulações mais suaves com grãos esfoliantes regulares. É interessante o uso de versões sintéticas como as de polietilenos.

JobMix

JobMix

A esfoliação remove as células da camada superficial e retira a proteção natural da pele, por isso depois é necessário hidratar profundamente. Para uma boa hidratação escolha produtos com NMF, Ácido lático, Ácido hialurônico, vitaminas C e E. Para diminuir as irritações, utilizar cosméticos a base de azuleno, camomila, aloe vera e alpha-bisabolol que acalmam e hidratam.

Esfoliar é um método muito útil para quem tem foliculite (pelos encravados). Os homens devem fazer antes do barbear. Mas, cuidado! A esfoliação só pode ser realizada uma ou duas vezes por semana para não haver o risco de irritações e sensibilidades.

Uma ótima dica para esfoliação em casa: misture sal de cozinha fino com sabonete líquido (em partes iguais) e realize movimentos suaves para não agredir a cútis.

Coloque a esfoliação na sua rotina e exiba uma pele limpa, macia e hidratada em todas as estações.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)