Sua Pele

Cabelos à prova: a polêmica do shampoo

Dr. Marcelo Bellini

Nas estações mais quentes os cabelos ficam mais expostos ao sol, cloro, areia da praia, lavagens frequentes, sal e o abafamento em chapéus e bonés.

De olho nisso, muitas vezes há necessidade de troca de shampoo para evitar que os cabelos fiquem mais oleosos e opacos. É uma ótima opção fazer um rodízio de fórmulas.  A alternância evita a saturação dos fios e o efeito “build up”, de sobreposição na fibra capilar.

Pixabay

Pixabay

Mas, você sabia que há uma tendência que busca diminuir cada vez mais o hábito de usar shampoo? São os adeptos do “Low poo” e “No, no poo”. Há quem defenda que a presença do Lauryl Sulfato neles pode remover os agentes que proporcionam a sedosidade, lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo.

O conceito do “Low poo” defende a utilização de shampoos com substâncias mais leves, que interfiram menos na estrutura capilar, que façam menos espuma e proporcionem limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.

Há um outro grupo um tanto mais extremo que exclui totalmente o uso de qualquer tipo de shampoo dos cuidados diários (conhecido como “No, no poo”).

Mas, cuidado! Somente a água não é suficiente para remover as impurezas do couro cabeludo e dos fios. Para mantê-los saudáveis há necessidade aplicar no mínimo 1 ou 2 vezes por semana shampoos elaborados com Ph 5, que retiram a sujeira e ao mesmo tempo mantem oleosidade natural.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)