julho 2014 – Sua Pele http://suapele.blogosfera.uol.com.br Dr. Marcelo Bellini é dermatologista, membro Academia Americana de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tue, 01 Dec 2015 17:57:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Depilação livre de transtornos http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/30/depilacao-livre-de-transtornos/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/30/depilacao-livre-de-transtornos/#respond Wed, 30 Jul 2014 18:06:44 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=109 A depilação faz parte da rotina de homens e mulheres, por isso, para saber as características de cada tipo confira algumas medidas importantes que facilitam a depilação e protegem a pele.

• Realizar esfoliação dois dias antes da depilação, no dia da aplicação e também dois dias após o procedimento;

• Não esquecer a hidratação. Optar por loções de fácil espalhamento e absorção;

Stock.xchng

Stock.xchng

• Quem depila com lâminas pode passar condicionadores de cabelo. Eles formam uma película protetora que facilita o deslizamento da lâmina e agride menos a pele;

• Fórmulas contendo azuleno, aloe vera ou alpha-bisabolol são calmantes e excelentes após a depilação. Não utilizar substâncias que contenham álcool;

• Evitar exposição ao sol após a depilação. Tomar sol menos de 24 horas após depilar-se pode causar manchas;

• Nunca depilar áreas com cortes ou ferimentos para evitar inflamações;

• Nos salões, é essencial exigir cera descartável;

• Na hora da depilação, a pele deve estar limpa, sem a presença de resíduos de óleos ou hidratantes;

• A retirada dos pelos deve ser realizada no sentido de crescimento do fio para prevenir pelos encravados;

• Antes de se depilar tome uma ducha de água suavemente morna para abrir os poros e facilitar o momento da depilação. Após o banho, faça a depilação e depois lave com água fria ou gelada para fechar os poros.

Com esses cuidados o resultado será pele lisa e macia, pronta para os elogios. Na próxima semana vamos discutir os vários métodos de depilação. Acompanhem!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)

 

 

]]>
0
Nutricosméticos: coadjuvantes da beleza http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/24/nutricosmeticos-coadjuvantes-da-beleza-2/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/24/nutricosmeticos-coadjuvantes-da-beleza-2/#respond Thu, 24 Jul 2014 15:48:48 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=103 Hoje damos continuidade às informações sobre os nutricosméticos. Para iniciar o uso é imprescindível o acompanhamento médico. Traços da rotina como alimentação, prática esportiva, cuidados cosméticos, nível de ansiedade e estresse também são características que contribuem na prescrição do especialista.

Principais ativos e suas indicações:

Latoro

Latoro

Exsynutriment (silício orgânico): Estimula a produção de colágeno, fortalecimento e crescimento dos fios.

Licopeno (extraído do tomate cozido): Possui ação antioxidante (prevenção do envelhecimento).

Bio-arct (extraído do cultivo de algas originárias de regiões muito frias): Essas algas são muito ricas em substâncias antioxidantes porque precisam vencer as adversidades do clima.

Resveratrol: Polifenóis do vinho que têm grande propriedade na proteção da pele contra a radiação ultravioleta.

Polypodium leucotomos: Extraído de uma samambaia, também tem efeito de proteção contra a radiação ultravioleta.

Vitamina C: Estimula a produção de colágeno, protege o colágeno e ajuda na revitalização e regeneração da pele.

Biotina: Fortalecimento, reestruturação e crescimento dos fios.

Vitamina E: O mais poderoso antioxidante. Está envolvido com a revitalização da pele e renovação celular.

Glicoxyl – Efeito antienvelhecimento.

Coadjuvantes na busca pela beleza, os nutricosméticos são aliados de renome. Mas, é importante lembrar que o verdadeiro protagonismo está na vida saudável e regrada. Só assim atingimos o ideal em saúde e estética.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)

]]>
0
Os nutricosméticos e seus benefícios http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/17/os-nutricosmeticos-e-seus-beneficios/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/17/os-nutricosmeticos-e-seus-beneficios/#respond Thu, 17 Jul 2014 15:25:39 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=89 Os nutricosméticos são pílulas que contêm uma associação de ativos indicados para combater as carências e reforçar as necessidades do organismo. Essas pílulas são recomendadas considerando a idade dos pacientes e também suas queixas.

Se tomados de forma correta e de acordo com as indicações, os nutricosméticos trazem benefícios como:

– prevenção de manchas na pele,

– redução da flacidez,

– antienvelhecimento,

– melhora da textura da pele,

– fortalecimento dos fios e combate à queda,

– diminuição da fragilização das unhas

– melhora da disposição (o famoso “pique”)

MorgueFile

MorgueFile

Para saber escolher o nutricosmético, é importante procurar o médico. Afinal, antes de qualquer coisa é preciso realizar exames laboratoriais para detectar déficits de nutrientes e a necessidade de outros elementos como ferro, zinco, ácido fólico e assim conseguir dosar a aplicação correta das cápsulas.  Também são verificados os hábitos alimentares, exposição solar, níveis de estresse, se o paciente dorme bem, se é fumante, etc.

Se você pretende começar a fazer uso dessas cápsulas, atenção:

 – Não deixe de se alimentar corretamente pensando que o produto supera as deficiências alimentares.

– Siga a dose prescrita adequadamente.

– O nutricosméticos são apenas coadjuvantes na busca pela beleza e saúde ideais, por isso faça exercícios físicos regularmente, utilize protetor solar todos os dias, hidratantes e fórmulas específicas para o rosto e corpo e continue investindo na alimentação saudável e na ingestão de líquidos.

Na próxima semana indicaremos os principais ativos e de que forma eles agem no nosso corpo: colágeno, bio-arct, glicoxyl e biotina são alguns deles. Sob supervisão médica os nutricosméticos são bons aliados na busca pela beleza. Aposte nisso!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)

 

 

]]>
0
Cuidados e tratamentos contra o suor excessivo http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/10/cuidados-e-tratamentos-contra-o-suor-excessivo/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/10/cuidados-e-tratamentos-contra-o-suor-excessivo/#respond Thu, 10 Jul 2014 20:20:03 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=79 No consultório é comum ouvir reclamações sobre transpiração intensa , suor excessivo que surge nos momentos mais impróprios. Esse tipo de questão é comum até mesmo em pessoas adultas que nunca passaram por esse tipo de questão. Desconforto, timidez e até mesmo dificuldades de relacionamento são algumas das consequências.

A maior parte da população apresenta sudorese moderada. Nosso organismo precisa manter o corpo entre 36°C e 37°C, por isso é normal transpirar com maior intensidade nos dias mais quentes, numa situação de estresse e também durante a prática de esportes.

Getty Images

Getty Images

Suar demais no ambiente de trabalho pode passar a imagem de indivíduos inseguros e despreparados. O quadro se agrava quando a pessoa nota que está transpirando muito, a ansiedade aumenta e o suor intensifica.

Quando o problema da sudorese atrapalha a vida social e profissional é necessário buscar ajuda médica. O dermatologista é o médico ideal para esse tratamento. A primeira providência a tomar é a realização de exames de sangue para descartar disfunções hormonais como alterações da tireoide, cortisol, infecções ou doenças internas. Se a possibilidade dessas doenças estiver afastada, chamamos a transpiração desenfreada de hiperidrose essencial ou primária, que é detectada principalmente na região das axilas, mãos e pés.

Tratamento

  • Utilização de medicamentos via oral (ansiolíticos) que agem nos casos de ansiedade e estresse.
  • Cirurgia, que faz a raspagem das glândulas de suor ou a retirada do nervo que estimula essas glândulas. Esse procedimento pode gerar o suor compensatório em 30 a 40% dos pacientes.
  • Aplicação da toxina botulínica. O procedimento é simples, sem necessidade de internação. É realizado no consultório com uso de pomada anestésica. A aplicação dura de 6 a 8 meses e pode ser feita novamente.
  • Fórmulas tópicas que contenham cloridróxido de alumínio em altas concentrações.

Analise bem qual é o seu caso e cuide-se! Suar ou não suar deixará de ser um “problemão”!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 

 

 

 

]]>
0
Europeus X Latinos: quem cuida mais da beleza? http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/03/europeus-x-latinos-quem-cuida-mais-da-beleza/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2014/07/03/europeus-x-latinos-quem-cuida-mais-da-beleza/#respond Thu, 03 Jul 2014 18:37:20 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=65 A Copa do Mundo está a todo vapor. O evento é uma ótima oportunidade para integrar as culturas, chance interessante de conhecer mais sobre a rotina dos outros paísesDas oito seleções classificadas, é possível notar duas vertentes. As seleções latinas contra as europeias: Argentina, Brasil, Colômbia e Costa Rica e de outro lado Holanda, França, Alemanha e Bélgica.

Os brasileiros são famosos por serem muito vaidosos e preocupados com a beleza. A nação Verde-amarelo é o 2º país que mais investe em tecnologia para tratamento de pele e de corpo, perdendo apenas para os EUA. Mas, o que podemos aprender com as outras culturas? O que você sabe sobre os cuidados cosméticos deles?

Stok.xchng

Stok.xchng

 Europeus

– Fragrâncias diferenciadas marcam o dia-dia dos franceses. O aroma é muito importante para a cultura, traduz sensações, estilo de vida e o estado de espírito das pessoas.

– As mulheres europeias são adeptas de makes mais naturais: pouco blush, rímel e batom cor de boca. Tal atitude colabora para uma pele menos oleosa e mais viçosa.

 Característica bastante comum entre os europeus, o alto consumo de álcool pode ter um lado positivo. O vinho, quando ingerido com moderação, é importante aliado contra o envelhecimento da pele e dos cabelos. Os flavonoides presentes na bebida são ricos em polifenóis como resveratrol, que tem poder antioxidante.

Latinos

 O clima tropical pede hidratação profunda. As riquezas naturais trazem ingredientes diferenciados e potentes como bioativos do coco, buriti, murumuru e cacau.

– A principal preocupação das latino-americanas está na estilização dos cabelos: secador e chapinha são os mais utilizados.

Sete em cada dez mulheres fazem banho de creme e apostam nos tratamentos com ampolas para revitalização nos fios.

Captar o que há de mais interessante na rotina de cada cultura, é assim que as dicas de beleza extrapolam os limites de território. Afinal, todos querem ser mais bonitos, joviais e saudáveis!

Dr. Marcelo Bellini (CRM. 76.313-SP) – www.marcelobellini.com.br

]]>
0