janeiro 2015 – Sua Pele http://suapele.blogosfera.uol.com.br Dr. Marcelo Bellini é dermatologista, membro Academia Americana de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tue, 01 Dec 2015 17:57:14 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Você sabe escolher seu shampoo? http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/29/voce-sabe-escolher-seu-shampoo/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/29/voce-sabe-escolher-seu-shampoo/#respond Thu, 29 Jan 2015 11:51:40 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=342 1-     Qual característica é mais importante na escolha do shampoo?

a)      Cheiro.

b)      Preço.

c)     Marca recomendada.

Stock.xchng

Stock.xchng

2-     Você sabe o seu tipo de cabelo? (seco, oleoso, misto).

a)      Não.

b)      Tenho dúvidas.

c)      Sim. Sempre escolho o shampoo indicado.

 

3-     Você troca de shampoo frequentemente?

a)      Não, sou fiel a uma marca

b)      A cada compra experimento novidades.

c)      Às vezes. Quando percebo que o shampoo atual não está fazendo efeito.

 

4-     Você obrigatoriamente compra cremes ou condicionadores da mesma marca do shampoo?

a)      Sim, sempre.

b)      Às vezes.

c)      Não.

Stock.xchng

Stock.xchng

5-     Quem te aconselha na escolha do shampoo?

a)      Eu mesma.

b)      Cabeleireiros.

c)      Sigo as orientações do dermatologista.

 

 

6-     Você entende a especificações do rótulo?

a)      Não.

b)      Às vezes procuro informações.

c)      Sempre busco informações.

 

Respostas:

Maioria A ou B: Fique de olho e tenha mais cuidado! Seus cabelos são muito preciosos. Procure orientação especializada.

Maioria C: Parabéns! Você é cuidadosa e antenada.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 

]]>
0
Cabelos à prova: a polêmica do shampoo http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/22/cabelos-a-prova-a-polemica-do-shampoo/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/22/cabelos-a-prova-a-polemica-do-shampoo/#respond Thu, 22 Jan 2015 12:44:38 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=338 Nas estações mais quentes os cabelos ficam mais expostos ao sol, cloro, areia da praia, lavagens frequentes, sal e o abafamento em chapéus e bonés.

De olho nisso, muitas vezes há necessidade de troca de shampoo para evitar que os cabelos fiquem mais oleosos e opacos. É uma ótima opção fazer um rodízio de fórmulas.  A alternância evita a saturação dos fios e o efeito “build up”, de sobreposição na fibra capilar.

Pixabay

Pixabay

Mas, você sabia que há uma tendência que busca diminuir cada vez mais o hábito de usar shampoo? São os adeptos do “Low poo” e “No, no poo”. Há quem defenda que a presença do Lauryl Sulfato neles pode remover os agentes que proporcionam a sedosidade, lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo.

O conceito do “Low poo” defende a utilização de shampoos com substâncias mais leves, que interfiram menos na estrutura capilar, que façam menos espuma e proporcionem limpeza aos fios sem retirar a proteção natural do couro cabeludo.

Há um outro grupo um tanto mais extremo que exclui totalmente o uso de qualquer tipo de shampoo dos cuidados diários (conhecido como “No, no poo”).

Mas, cuidado! Somente a água não é suficiente para remover as impurezas do couro cabeludo e dos fios. Para mantê-los saudáveis há necessidade aplicar no mínimo 1 ou 2 vezes por semana shampoos elaborados com Ph 5, que retiram a sujeira e ao mesmo tempo mantem oleosidade natural.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 

 

]]>
0
Como manter o bronzeado depois das férias? http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/15/como-manter-o-bronzeado-depois-das-ferias/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/15/como-manter-o-bronzeado-depois-das-ferias/#respond Thu, 15 Jan 2015 16:56:08 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=333 Depois de alguns dias de praia a pele está dourada e luminosa. Mas, o que fazer para prolongar a cor e evitar o ressecamento? Veja as dicas:

– Utilizar óleo gel (de ducha) ou sabonetes líquidos hidratantes que diminuem o ressecamento. Escolher as versões com Ph5.

– Aplicar os hidratantes logo após o banho, quando os resíduos de água que ainda estão na pele facilitam o espalhamento e potencializam a ação dos ativos.

– Usar hidratantes a base de ureia, glicerina, óleo de maracujá e calêndula. Formam um filme sobre a pele impedindo a perda de água. Escolha as versões que contenham ‘fixadores de bronzeado’.

MorgueFile

MorgueFile

– A esfoliação faz a retirada das células mortas e ativa a renovação celular. Faça uma vez por semana (seguida de hidratação).

– Autobronzeadores são ótimos coadjuvantes, uniformizam o bronzeado e iluminam a pele.

– Fazer compressas com soro fisiológico gelado ou água termal (borrifar várias vezes ao dia).

– Não abandonar o filtro solar para evitar as manchas.

Tenha estes cuidados e a cor do verão vai durar mais em sua pele!

Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 

]]>
0
Ressaca Pós-festas: um detox cutâneo http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/08/ressaca-pos-festas-um-detox-cutaneo/ http://suapele.blogosfera.uol.com.br/2015/01/08/ressaca-pos-festas-um-detox-cutaneo/#respond Thu, 08 Jan 2015 13:11:17 +0000 http://suapele.blogosfera.uol.com.br/?p=330 Abusou? Não resistiu ao álcool, aos assados, sobremesas e outras delícias nas Festas. Então agora é hora do Detox na pele.

– Capriche na ingestão de líquidos (também sucos), verduras e legumes.

Pixabay

Pixabay

– Chás: verde ou hibisco ajudam a minimizar todo o “estrago”.

– Apostar em hidratantes a base de Vitamina C, Resveratrol, Licopeno e Ácido Elágico que são potentes antioxidantes.

– Os ativos citados acima são potentes antioxidantes que ajudam a reverter o excesso de agressão à pele (devido ao alto consumo de açúcar e gorduras).

– Utilizar máscaras faciais de hidratação – valem as de cacau e polifenois que tem poder de revigorar.

– Se aparecerem as espinhas indesejadas, aplicar sabonetes ou géis a base de ácido salicílico e enxofre.

A persistirem os sintomas o dermatologista deverá ser consultado. E fim de “ressaca”!

Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 

]]>
0