Sua Pele

Manchas no rosto

Dr. Marcelo Bellini

No último Congresso da Academia Americana realizado em São Francisco (EUA) determinou-se que as manchas são a segunda principal causa de envelhecimento da pele. A primeira é a alteração da textura da pele e a terceira são as rugas.

 

As manchas apresentam-se de formas diferentes: pontuais, podem se juntar, ter bordas não-delimitadas, aparecer em áreas localizadas ou em vários pontos do rosto.

Pixabay

Pixabay

 

Causas

– Hereditárias – etnia.

– Exposição solar: radiação ultravioleta A e B. Dose cumulativa ao longo dos anos.

Anticoncepcionais /problemas hormonais /ingestão de hormônios: o estrógeno aumenta a captação da radiação solar.

– Gravidez.

– Uso de medicamentos.

 

Prevenção

– Uso correto do protetor solar: FPS 20 ou 30 para o dia-a-dia, aplicado pela manhã e na hora do almoço. FPS maior que 30 para praia, reaplicando de 2 em 2 horas.

– Uso de chapéus, bonés, luvas, tecidos tecnológicos com proteção UV e evitar a exposição solar nos horários de radiação solar mais intensa (entre 10h e 16h).

– Ingestão de cápsulas via oral contendo antioxidantes, que reduzem o impacto da radiação nas células da pele tais como resveratrol, licopeno, picnogenol e polypodium leucotomos.

– Procurar utilizar anticoncepcional de baixa dosagem ou DIU.

– Filtros solares com cor que fazem uma proteção contra a luz visível (lâmpadas, computadores etc).

 

Tipos de Manchas

  • Melanose solar: é uma mancha menor quesurge no rosto e nas mãos. Resultado da exposição solar acumulada ao longo dos anos, também conhecida como melanose senil. Aparece em pessoas com a pele mais clara e orientais que foram descuidadas no uso do filtro solar. Pode aparecer em qualquer região do rosto, mas mais frequentemente no nariz e nas bochechas.

 

  • Sardas: aparecem na adolescência e início da fase adulta, isoladas, mas podem se juntar, formando uma mancha maior. É comum em pessoas louras ou ruivas e podem ser resultado de queimaduras solares.

 

  • Melasma: Mancha extensa que aparece nas bochechas ou na fronte, pouco delimitada. É mais frequente nas mulheres devido à presença dos hormônios femininos. Pode aparecer durante a gravidez. É uma alteração crônica da pele que conseguimos clarear, mas a informação para produção da mancha continua presente, portanto a chance de reaparecimento é alta.

 

Tratamentos

De acordo com o tipo de mancha escolhemos algumas opções eficazes.

  • Melanose solar ou sardas:

– Luz pulsada.

– Laser Q-switched: promovem clareamento satisfatório em três ou quatro sessões.

 

  • Melasma:

– Fórmulas clareadoras a base de ácido retinóico, glicólico, hidroquinona, ácido kójico, ácido fítico e licorice.

– Peelings seriados clareadores em alta concentração.

– Lasers Q-switched e 1540.

– Microagulhamento com substâncias clareadoras.

Há necessidade de uma correta avaliação com o dermatologista para realizarmos o tratamento mais indicado.

 

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)