Sua Pele

Cigarro X Pele

Dr. Marcelo Bellini

A lei antifumo entrou em vigor há seis anos em São Paulo e, desde então se fala muito sobre a atuação dos fumantes nos lugares públicos. O que pouca gente se lembra de falar é como o cigarro afeta o maior órgão do corpo humano: a PELE.

Stock.xchng

Stock.xchng

É importante ressaltar que o tabaco destrói o colágeno, localizado na camada mais profunda da derme e responsável pela elasticidade e sustentação. Mulheres na faixa dos 30 anos que fumam há aproximadamente três anos já apresentam sinais da queima de colágeno como pele amarelada, abatida e sem vida, olheiras fundas ou bolsas inchadas sob os olhos e marcas de expressão. Até a celulite também pode ser associada aos danos causados pelo cigarro, pois o tabaco interfere na circulação sanguínea destas regiões.

Como fazer para reverter estes sinais? Apague o cigarro! E abuse de uma alimentação equilibrada com sais minerais como zinco, a vitamina C e o ácido fólico. Incremente a nécessaire com os renovadores e estimuladores de colágeno como ácido glicólico, retinóico, retinol, vitamina C tópico e via oral e o ácido hialurônico.

É o começo de uma nova fase para a pele: mais limpa, saúdável e ainda com perfeitas chances de regeneração. Comece hoje!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)