Sua Pele

Mitos e verdades sobre preenchimento

Dr. Marcelo Bellini

Quem busca métodos não cirúrgicos de rejuvenescimento estético tem nos preenchimentos uma ótima opção. São procedimentos frequentemente realizados com aplicações de ácido hialurônico. Confira se é verdade tudo o que você já ouviu sobre esse método:

1. Quais são as substâncias usadas para esse procedimento?

O preenchimento mais utilizado é o ácido hialurônico em diferentes apresentações, de acordo com o objetivo do tratamento. Existem seringas com uma consistência mais leve, moderada ou mais densa da substância. O ácido hialurônico usado nos procedimentos estéticos é uma versão sintética, ou seja, criada em laboratório, idêntica à que já existe no nosso organismo.

Corcodilos

Corcodilos

2. Em quais partes do corpo podemos fazer o preenchimento?

As áreas mais frequentes são a região do bigode chinês, lábios, rugas ao redor dos lábios, nas bochechas do rosto, para correção de olheiras, mãos, para as linhas do pescoço, para preencher depressões da celulite, para atenuar linhas de expressão, correção de cicatrizes. E também existe um ácido hialurônico muito leve que é usado para hidratação do rosto, pescoço, mãos e colo.

3. Tem contraindicações?

Os preenchimentos para correção de rugas faciais e hidratação são mais indicados para pacientes a partir de 30 anos, pois é a fase em que começam a diminuir a produção de colágeno e a capacidade de retenção de líquido. Desde que realizado por um médico dermatologista com conhecimento para tal procedimento, o preenchimento com ácido hialurônico é extremamente seguro. Por ser uma substância idêntica à que já existe no nosso organismo, não é tóxica e sem risco de alergias ou rejeições. As contraindicações são em casos de gravidez e amamentação.

4. Depois que acaba o efeito, volta-se a estaca zero?

O preenchimento causa uma melhora significativa, com uma duração média de 9 meses a 1 ano. Após a absorção do ácido hialurônico, há a necessidade de repetirmos o procedimento.

5. Se repetirmos muitas aplicações, com o tempo perde o efeito no organismo?

Não, podemos reaplicar várias vezes, pois o produto é totalmente absorvível. E a cada aplicação, obtemos os mesmos resultados.

6. Em quanto tempo aparecem os resultados?

Os resultados aparecem imediatamente após aplicação, mas, pode ocorrer um pouco de inchaço ou vermelhidão no local. Nos dias que se seguem, o produto se acomoda na região aplicada e, portanto, o resultado final aparece em três ou quatro dias.

Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)