Sua Pele

Pele dos idosos: como cuidar?

Dr. Marcelo Bellini

A pele exige nossa atenção em todas as fases da vida, porém, com o avançar da idade, os cuidados devem ser redobrados. Assim como os outros órgãos do corpo a pele também envelhece e é intensamente atingida pelas alterações do tempo.

Idosos

Elasticidade reduzida, pouca hidratação e sensibilidade exacerbada: essas são algumas características da cútis do idoso, indícios que podem ser controlados com bons cuidados. A pele idosa pode manter-se bela e saudável.

Hidratação: essencial

A pele do idoso é menos hidratada porque as camadas de gordura estão reduzidas, o que facilita a perda de água e diminui as barreiras de hidratação. Para manter a umidade em equilíbrio é imprescindível acabar com os banhos quentes e aplicar loções hidratantes todos os dias. Loções à base de vitaminas A, E, e ácidos graxos auxiliam na reposição da água na pele.

Exposição Solar

É importante que os idosos diminuam a exposição ao sol e sempre que a fizerem estejam utilizando filtro protetor solar adequado. O sol não deve ser cortado da rotina, afinal ele é um importante estimulador da vitamina D em nosso organismo. Pesquisas abordam a alternância do uso de FPS, ou seja, deve-se escolher uma região isolada onde não é aplicado o protetor. Assim, em um dia não aplicar em um braço, no dia seguinte utilizar no outro braço, e assim por diante.

O envelhecimento programado cercado de cuidados estéticos e saudáveis é o ideal para homens e mulheres.

Dr. Marcelo Bellini