Sua Pele

Dúvidas frequentes sobre proteção solar

Dr. Marcelo Bellini

É importante saber mais sobre a força dos raios solares e quais cuidados são imprescindíveis para a pele. Abaixo, esclarecemos as principais dúvidas:

1-Fatores altos como 50, 60, 90 ou 100 protegem muito mais que o 30?

Para uma proteção real precisamos utilizar quantidades generosas de protetor. Se aumentarmos o fator de proteção sem utilizar grandes quantidades, teremos uma proteção não de 50 ou 60, mas talvez de 30.

2- Os filtros em gel, sprays, séruns (mais modernos) protegem da mesma forma das versões em loção ou creme?

O fator de proteção solar está relacionado aos princípios ativos contidos nos protetores e não no tipo de veículo. Todos os protetores são submetidos a testes para assegurar a real capacidade de proteção.

Pixabay

Pixabay

3- Quanto tempo antes da exposição ao solar deve-se aplicar o FPS? Qual o intervalo para aplicar o protetor?

Atualmente a maioria dos protetores possuem proteção imediata. Também graças aos novos princípios ativos como Tinosorb M e Tinosorb S além do Uvinul A. A reaplicação deve ser feita de 2 em 2 horas quando exposto ao sol, sempre que sair da água e de 1h em 1h quando há prática de esporte (por causa do suor).

4- Bases de maquiagem contendo filtro solar dão a mesma proteção que os filtros solares?

Necessitamos de filtros 20 ou 30 no dia-dia. Nos cosméticos encontramos FPS baixos como 8 ou 15. O ideal seria utilizar os FPS com cor, que aumentam a proteção contra a luz visível e protegem a pele do envelhecimento precoce e câncer.

5- É importante escolher protetor contra UVA? Como reconhecer na embalagem?

O UVA é associado ao envelhecimento da pele e aparecimento de tumores e câncer de pele. É fundamental escolher protetores com proteção contra a radiação UVB (indicado pelo FPS) e também contra UVA. Nas embalagens aparecem assim:

– Letras: PPD

– Cruzes:  +,++, +++

– Selo Colipa: indica proteção UVA

6- Filtros manipulados são iguais aos industrializados? São seguros?

Os filtros solares manipulados tem a mesma capacidade de proteção que os industrializados. O problema é a estabilidade e conservação. O tempo de duração dos filtros manipulados é de 2 a 3 meses, já os industrializados tem duração de 1 a 2 anos.

7- Pela manhã há necessidade de usar protetor solar e também hidratantes?

Atualmente existem os filtros solares multifuncionais, ou seja, foram acrescidas à fórmula substâncias hidratantes como ácido hialurônico, firmadoras e anti-aging como alistin, antioxidantes (vitamina E e resveratrol) entre outros. São opções muito práticas.

8- Em dias nublados devo aplicar o protetor solar?

Sim. Nos dias nublados as nuvens filtram o UVB (raios que ardem a pele) e deixam passar o UVA, infravermelho e UVC (que não ardem) portanto a nossa tolerância aumenta, mas os danos podem ser percebidos ao final do dia.

9- Mesmo se não sair de casa preciso aplicar o FPS?

Mesmo em casa notamos a presença de lâmpadas frias (fluorescentes) que podem manchar a pele. A tela do computador também transmite radiação. Sabemos que 75% da radiação que recebemos na vida é fruto da rotina diária. Os outros 25% são de exposição direta na praia ou na piscina.

10-Novidades em proteção solar

– Atualmente há tecidos especiais, tramas diferenciadas que intensificam a proteção solar. Esses tecidos especiais auxiliam na proteção, mas não substituem o uso do filtro solar.

– Existem nutricosméticos que tem a função de homogeneizar e manter o bronzeado. Eles aumentam a proteção da pele contra o sol e são ricas em licopeno, betacaroteno, resveratrol, polypodium leucotomos e vitamina C. O uso da cápsula tem efeito coadjuvante na proteção solar, mas não substitui o uso do FPS.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)