Sua Pele

Arquivo : agosto 2014

O que você come reflete nos fios
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

Você sabia que nossa alimentação também tem influência na beleza dos cabelos? Na hora da refeição, observe seu prato e veja se você está consumindo os seguintes e essenciais nutrientes:

Aminoácidos e proteínas: presentes em carnes, ovos, leite e derivados, feijão, etc. Ajudam a fortalecer e manter a integridade dos fios.

Ferro: encontrado no fígado, legumes, verduras, feijão e lentilha. Esse nutriente é importante para manter a estrutura dos fios, reduzindo a queda.

Pixabay

Pixabay

Zinco: presente em carnes, nozes, óleo de linhaça. Estimula o crescimento e fortalece os fios.

Ácido fólico: presente no leite, ovos, gérmen de trigo e grãos. Fortalece os fios.

Biotina: presente em gemas, carne, peixes, ovos e grãos integrais. Responsável pela renovação dos fios.

Todos estes elementos, por participarem da estrutura saudável do fio, contribuem indiretamente para o brilho. Já o Ômega 3, presente na linhaça e peixes de água fria, promove fechamento das cutículas o que confere vitalidade e repercute diretamente no brilho.

Por isso, peça ajuda a um médico e avalie sua dieta. Além de cuidar da saúde, seus cabelos agradecerão!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)


Guia Prático do Cabelo Perfeito
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

Cabelos atraentes e saudáveis são desejo coletivo. Para atingir esse ideal é preciso seguir uma “cartilha”. Assim é possível ter fios mais bonitos e radiantes. Abaixo, o início da trilha que leva à madeixa perfeita:

Hidratação

Os nutrientes que deixam os cabelos mais resistentes são os mesmos que combatem a agressão dos raios solares: bio-restore, ceramidas, lunamatrix, manteiga de Illipê e lanolina. Faça hidratação regularmente.

Stok.xchng

Stok.xchng

Eletroestática controlada (frizz)

– Após o banho, prender os fios molhados é um grande erro. Depois da lavagem os cabelos estão mais sensíveis à quebra. O correto é secar, modelar e depois disso prendê-los.

– Não escove os cabelos quando estiverem molhados. Essa atitude incentiva a quebra. Utilize os dedos ou pentes com dentes bem largos, feitos de madeira ou osso. Estes reduzem a eletrostática dos fios. Pentes de plástico devem ser banidos porque aumentam a quantidade de fios eriçados.

– Diminua a tensão ao prender os cabelos: use prendedores mais macios para segurar os rabos de cavalo e pontas de tranças.  

Leave-in

O leave-in faz a blindagem dos fios, protegendo contra as agressões do dia-dia. O correto é utilizá-lo em pequenas quantidades, aplicar do meio às pontas (nunca na raiz dos cabelos). Não aplicar o produto nos cabelos secos porque o creme não é absorvido e os deixa opacos, pesados e oleosos.

Tendo essas prioridades na cabeça (e nos fios), o resultado será um cabelo forte, bonito e blindado, sempre resistente.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)


Verdades e mitos sobre os cabelos
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

É comum ouvirmos histórias e receitas para ter cabelos mais bonitos e saudáveis. Mas afinal, o que é realmente mito e o que é verdade na hora de deixar as madeixas lindas? Confira as 10 principais dicas.

  • Dormir com os cabelos molhados não interfere na queda capilar.
  •  Escovas progressivas/definitivas podem fragilizar os fios (quebra).
  •  O uso frequente de bonés e chapéus pode causar caspa (dermatite seborreica) devido ao abafamento.
  •  Dormir com os cabelos molhados e presos pode prejudicar o couro cabeludo.
  •  Caspa (dermatite seborreica) não é contagiosa.
Pixabay

Pixabay

  •  Estresse, alimentação gordurosa, chuveiro quente e uso excessivo de cremes ou condicionadores podem gerar caspa.
  •  Os cremes e condicionadores devem ser aplicados longe da raiz, o correto é na metade da cabeça para baixo.
  •  Cabelos presos com muita tração podem aumentar a queda e a quebra.
  •  Cortar os cabelos não estimula o crescimento (os cabelos tem ritmo de crescimento de 0,5 a 1 cm ao mês).
  •  Usar anticoncepcional e vitaminas em xampus não combate a queda.

Depois de desvendar “Lendas Capilares”, na próxima semana apresentarei um Guia Prático para o Cabelo Ideal. Não perca!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)


Pele lisinha… com dor ou sem dor?
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

Os brasileiros têm à disposição um grande leque de opções para a retirada dos indesejados pelos. Na hora da depilação, é importante levar em conta o grau de sensibilidade da pele, praticidade e tempo de duração. Para ajudar nesta decisão elaboramos uma tabelinha que dá um panorama de cada método, explicando os prós e contras.

MétodoAçãoDuraçãoCuidadosRiscos
LâminaCorta a parte superficial do pelo.2 diasEsfoliar a pele na véspera e no dia da depilação, além de fórmulas hidratantes e calmantes como aloe vera, camomila e azuleno. Não expor ao sol no dia da depilação.O uso frequente pode causar irritações e alergias.
Ceras (quente e fria)Arrancam os fios pela raiz.20 diasProcurar esfoliar a pele três dias antes e não esfoliar e evitar a exposição ao sol após a depilação. Checar se o material foi preparado para o uso e descartado após.A depilação com cera quente não é indicada para quem tem vasinhos na perna.
LaserOs raios são guiados pela melanina dos pelos, que são destruídos.6 mesesEvitar a exposição ao sol. Isso ocorre porque a pele bronzeada capta mais a luz do laser, o que pode resultar em manchas.O tratamento a laser pode provocar breves reações como vermelhidão e irritação.
Cremes depilatóriosCorroem o fio, mas não retiram sua raiz.3 diasÉ necessário realizar o teste de sensibilidade. Não esfoliar a pele e não expor ao sol entre o dia da depilação e o dia seguinte.Pode causar alergia.
Aparelhos elétricosEnrolam e puxam os pelos pela raiz.1 semanaA retirada dos pelos deve ser realizada no sentido de crescimento do pelo para prevenir fios encravados.Encravamento do pelo.

Pequenas dores podem valer a pena em nome de uma pele lisinha. Seja por métodos simples ou mais rebuscados, é importante estar à vontade com o corpo e distante dos pelos. Depois é só desfilar a beleza por aí!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)


< Anterior | Voltar à página inicial | Próximo>