Mitos e verdades sobre a queda de cabelos
Dr. Marcelo Bellini
Uma das queixas mais recorrentes nos consultórios dermatológicos é a queda capilar. Levantamos as principais dúvidas sobre este problema mais que contemporâneo.
1- Lavar os cabelos todos os dias apodrece a raiz e leva à queda?
A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares e não leva à queda. Apenas deixe os fios secarem livremente, pois abafá-los ainda molhados com toalha, bonés e chapéus pode gerar descamação e irritação ao couro cabeludo, além do aparecimento de caspas. Essas situações sim podem levar à quebra e queda dos cabelos.
2- A temperatura do chuveiro pode levar a queda capilar?
Muitas pessoas insistem em tomar banho com água quente. A temperatura da água em si não provoca diretamente a queda capilar, mas pode agravar o problema de quem sofre de dermatite seborréica, pois a alta temperatura do chuveiro estimula a produção de oleosidade do couro cabeludo, o que também pode favorecer a queda capilar. Para evitar este risco, prefira água morna ou fria para lavar os fios.
3- O que pode ocasionar e/ou aumentar a queda dos fios?
– Químicas: alisamentos, tinturas e escovas progressivas.
– Altas temperaturas do chuveiro.
– Déficit Nutricional: falta de zinco, cobre, ácido fólico e dieta não adequada.
– Estresse.
– Alterações do organismo: anemia, tireoide, infecções e tumores.
– Escolha errada da escova/pente: utilizar escovas de plástico.
– Uso de secadores e chapinhas.
4- Quais são os cuidados que se deve ter com o uso de leave-ins?
Nos dias quentes, principalmente durante na praia e piscina, usamos com maior frequência finalizadores com filtro solar e leave-ins. Este aumento sem a utilização de um shampoo antirresíduos uma vez por semana pode trazer a sobreposição de produtos nos cabelos. O resultado são fios pesados. Além disso, não utilize esses produtos na raiz, pois podem acarretar em descamação, caspa e irritações, que como já sabemos, podem favorecer à queda.
Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)