Sua Pele

O que provoca a calvície feminina?

Dr. Marcelo Bellini

Nos consultórios de dermatologia são muito frequentes os casos de calvície feminina. Essa fato é cada vez mais comum visto que as mulheres da atualidade são mais intensamente expostas a estresse, depressão, ansiedade e carências nutricionais.

Esse problema também ocorre em quem tem disfunção hormonal (ovários policísticos e menopausa), alterações na tireoide, anemia e infecções. Mas é muito importante ressaltar que causas cosméticas crescem vertiginosamente: químicas, alisamentos, tingimentos e o uso abusivo do secador e da chapinha.

Foto Reprodução

Foto Reprodução

Alguns alisamentos podem causar problemas por um longo tempo, por isso, antes de fazer é importante checar se são aprovados pelo Ministério da Saúde. Não se esqueça: as altas temperaturas fragilizam e retiram toda película de hidratação dos fios, fatores que colaboram para a queda.

Quem faz dietas e restrições alimentares também precisa de muita cautela e procurar o médico especialista. Baixo consumo de proteínas, ferro, sais minerais, vitaminas do complexo B podem ser responsáveis pelo enfraquecimento e queda dos fios.

Cabelos saudáveis apenas na aparência não resolvem em nada, o correto mesmo é cuidar da saúde dos fios de dento para fora.

Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)