Sua Pele

Uso de cosméticos vencidos: quais os perigos?

Dr. Marcelo Bellini

Pesquisa realizada pelo site britânico Female First mostrou que 78% das mulheres não se atenta ao prazo de validade dos cosméticos que utilizam. Desta parcela, muitas até sabem do vencimento, mas acham um desperdício descartar um produto que ainda parecia bom.

Os cosméticos possuem corantes e conservantes que impedem o surgimento de bactérias e fungos, substâncias com prazo de validade para agir. Por isso, o uso de itens de beleza vencidos pode causar irritações, coceiras, dermatites e lesões na córnea (produtos para olhos).

Pixabay

Pixabay

Alteração de cor, mudança do cheiro e formação de placas indicam que o cosmético está vencido. Quem carrega os produtos na bolsa deve ter ainda mais atenção: as altas temperaturas e a grande movimentação dos cosméticos no necessaire podem diminuir o prazo de validade.

A primeira atitude é remover o produto da pele e interromper o uso. Em casos de lesões na pele e alergias é preciso procurar o dermatologista o mais rápido possível. Lembre-se: a data de validade é uma segurança para a sua saúde!

Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP)