Sua Pele

Arquivo : março 2015

Outono: época de queda das folhas e dos cabelos?
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

Todos os anos, assistimos à mesma cena: pessoas reclamam da queda dos fios no outono. O que notamos neste período é uma redução da quantidade de radiação, o que diminui a ação da melanina da pele e dos fios. A melanina é responsável pela regulação do ritmo de crescimento dos cabelos e, assim ocorre a desaceleração do crescimento e o aumento da queda.

Pixabay

Pixabay

Durante as estações mais quentes as mulheres têm maior produção da prolactina, importante para o crescimento dos fios. Com a chegada do outono baixa a concentração desse hormônio e consequentemente, há redução nesse ciclo.

Outros fatores que colaboram para a queda são os banhos muito quentes e o uso excessivo de secadores. Escolha produtos adequados e caso note que a queda é excessiva, procure um dermatologista.

Tendo o tratamento iniciado bem cedo, pode-se poupar a perda das madeixas e evitar outros problemas de saúde mais graves.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 


Acne na mulher adulta
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

A acne pode ocorrer em mulheres na idade adulta. O problema pode se manifestar inesperadamente nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.

Nas adolescentes a acne surge com mais frequência no centro do rosto, já na mulher adulta ocorre nas laterais, no contorno da face. Alterações hormonais como disfunções ovarianas, alterações das glândulas supra-renais e aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos são algumas das causas.

Reprodução

Reprodução

Se confirmada a influência hormonal, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais. Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína, que pode eliminar a doença definitivamente em alguns meses nas pacientes que não tenham distúrbios hormonais.

Portanto, saiba que a acne tem remédio e o tratamento é muito acessível. Nada de esconder o rosto na hora da maquiagem!

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 


Bebidas e alimentos da beleza: são verdade?
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

Durante muito tempo a indústria de cosméticos se restringiu à venda de substâncias para aplicação direta na pele, nas unhas e nos cabelos. A novidade agora são as bebidas, iogurtes e até doces que prometem tornar as pessoas mais bonitas e mais jovens.

Ricos em antioxidantes como vitamina C, chá verde, resveratrol e licopeno, esses alimentos também contém flavonoides (cacau em pó) e substâncias firmadoras como silício e colágeno.

Pixabay

Pixabay

Alguns estudos estimam que o mercado mundial para esses produtos deve crescer ainda mais nos próximos anos. Mas, atenção: não é mágica! O resultado só é concreto se os alimentos forem consumidos de acordo com uma dieta balanceada, oito horas de sono por noite e aliados a exercícios físicos. Tudo com o acompanhamento do especialista.

É preciso seguir a orientação médica, ter muita atenção à quantidade ingerida diariamente. Consumir altas doses desses produtos pode prejudicar a saúde, causar gastrite e má digestão. Por isso, é importante seguir a recomendação de uso e ter a consciência de que é necessário esforço e dedicação para uma beleza completa.

Dr. Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 


Uso de cosméticos vencidos: quais os perigos?
Comentários Comente

Dr. Marcelo Bellini

Pesquisa realizada pelo site britânico Female First mostrou que 78% das mulheres não se atenta ao prazo de validade dos cosméticos que utilizam. Desta parcela, muitas até sabem do vencimento, mas acham um desperdício descartar um produto que ainda parecia bom.

Os cosméticos possuem corantes e conservantes que impedem o surgimento de bactérias e fungos, substâncias com prazo de validade para agir. Por isso, o uso de itens de beleza vencidos pode causar irritações, coceiras, dermatites e lesões na córnea (produtos para olhos).

Pixabay

Pixabay

Alteração de cor, mudança do cheiro e formação de placas indicam que o cosmético está vencido. Quem carrega os produtos na bolsa deve ter ainda mais atenção: as altas temperaturas e a grande movimentação dos cosméticos no necessaire podem diminuir o prazo de validade.

A primeira atitude é remover o produto da pele e interromper o uso. Em casos de lesões na pele e alergias é preciso procurar o dermatologista o mais rápido possível. Lembre-se: a data de validade é uma segurança para a sua saúde!

Marcelo Bellini (CRM 76.313 – SP) 

 


< Anterior | Voltar à página inicial | Próximo>